Física: os conteúdos mais cobrados no ENEM

Você vai fazer o ENEM 2018 e está meio perdido, sem saber o que estudar em física? A grade de conteúdos de física cobrados pelo ENEM é bastante extensa e está lá na matriz de referência do ENEM, que têm todas as competências, habilidades e conteúdos que caem na prova.

Mas no meio desse monte de conteúdo, é muito importante saber o que é mais cobrado em cada disciplina, para que você possa organizar seus estudos, sabendo em que conteúdos você precisa se dedicar mais e não deixar eles de fora.


1. Análise gráfica

A primeira coisa que é obrigatório estudar, não é um conteúdo e vale para todas as provas: análise gráfica! Que é uma das habilidades que aparecem lá na matriz de referência. Em 2017, as questões de física, matemática e outras disciplinas também, cobraram muito a análise de gráficos, então, se você quiser ter um bom desempenho, não pode ir pra prova sem estar dominando essa habilidade. Ela vai lhe ajudar não só na resolução das questões, mas também na administração do tempo da prova, que foi um grande problema em 2017. Isso porque, questões com gráficos são mais demoradas e como foram muitas, os alunos se perderam no tempo da prova. Dominar os gráficos também vai lhe ajudar a passar mais rapidamente por essas questões, dando chance de concluir a prova a tempo. Foco total em análise de gráficos, gurizada!


2. Ondas

Entrando nos conteúdos de física, o que cai mais sempre foi e sempre será ondulatória. Tem caído umas quatro questões todos os anos. Nem pense em ir pra prova sem saber ondas. Como é um conteúdo bem extenso, vale a pena separar ele em partes pra você se organizar melhor. Comece com os conceitos iniciais, vendo o que é frequência, comprimento de onda, velocidade, amplitude e classificação das ondas. Depois, estude a parte de acústica e ondas sonoras, dando bastante ênfase nas qualidades fisiológicas do som. No terceiro passo, estude as ondas e o espectro eletromagnético e conclui com a parte mais difícil e longa, que são os fenômenos ondulatórios: reflexão, refração, difração, interferência, ressonância, polarização e efeito Doppler. Geralmente, tem uma questão sobre cada um desses tópicos na prova.


3. Eletrodinâmica

O segundo conteúdo que mais cai é eletrodinâmica, que é a parte da física que tem os circuitos elétricos. Não cai tanto quanto ondas, mas cai bastante. Em geral, aparecem duas questões, mas já teve anos que caíram três e até quatro. Aqui, separe o conteúdo em duas partes para estudar. Na primeira, estude as leis de ohm e também potência elétrica. Na segunda parte, estude os circuitos elétricos.


4. Energia

Em terceiro lugar, a gente não vai falar só de conteúdo, mas de um conceito que abrange vários conteúdos: a energia. As questões de física do ENEM abordam muito o tema da energia relacionando com situações do dia-a-dia e sociedade para contextualizar. Desde o funcionamento de algum aparelho que usamos, até a geração de energia em usinas, vale a pena ler tudo relacionado ao tema para aumentar suas chance e ficar por dentro.

Na física, são três conteúdos que tratam diretamente de energia e são eles que vão ser cobrados nesse tipo de questões. Começa com energia mecânica. Lá, você estuda o que é trabalho, energia cinética, potencial gravitacional e potencial elástica. Foque bastante na conservação da energia mecânica, no teorema trabalho/energia cinética e no cálculo da potência.

Na calorimetria, estude o que é calor, os processos de transmissão de calor e os cálculos de troca de calor na variação de temperatura e mudança de estado físico. E na parte de termodinâmica, veja a parte de gases ideais, a primeira e segunda lei da termodinâmica. Podem aparecer até 3 questões envolvendo o tema energia e os seus conteúdos.

5. Mecânica

Além da energia mecânica, outros três tópicos da mecânica aparecem na prova: a cinemática, as leis de Newton e a quantidade de movimento. Na cinemática, foco na velocidade média, no MRU e MRUV e, claro, nos gráficos dos movimentos. Nas Leis de Newton, além das 3 leis, você deve saber resolver questões de bloquinhos, que são uma marca registrada da física. E na parte de quantidade de movimento, tem que saber aplicar o teorema do impulso e resolver questões de colisões. Pode cair uma questão da cada um desses tópicos


6. Nem sempre caem

Com o que já vimos até aqui, já dá pra fazer uns 80% das questões de física do ENEM, mas, para fechar a prova, eles sempre dedicam uma ou duas questões para conteúdos que ficam se revezando e não caem todos os anos. Se você quiser estudar alguma coisa que não é certo que vá cair, mas já apareceu alguma vez no ENEM, você pode dar uma olhada em gravitação, magnetismo, indução eletromagnética e um basicão de óptica.

Então, agora que você já tem o raio-x da física do ENEM, é só organizar seus estudos e tocar ficha e acompanhar o Pura Física sempre que precisar de ajuda com o conteúdo de física e orientação de estudos.

Até a próxima!
Prof. Rafael

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 10 =

CONHEÇA NOSSOS CURSOS PRESENCIAIS E ESCOLHA A MELHOR OPÇÃO PARA A SUA APROVAÇÃO!

EXTENSIVO

Ideal para você, que busca aprovação nos cursos mais concorridos e quer dominar todo conteúdo de Física. Preparação com calma e profundidade para o ENEM e as provas de vestibular das melhores universidades.

INTENSIVO

O mesmo conteúdo do curso extensivo de forma mais rápida e objetiva, para você revisar os assuntos mais importantes e focar na sua aprovação no ENEM e vestibular.

REVISÃO

Direto ao ponto, para refrescar a memória na reta final e trabalhar os conteúdos que vão cair certo nas questões do ENEM e Vestibular.