Ainda dá tempo de passar?

Ainda dá tempo de começar a estudar para o ENEM e ter chances de passar?

Essa á a pergunta que muitos estudantes estão se fazendo nessa época de fim de férias de julho e início de segundo semestre. “Será que vale a pena começar a agora, me esforçar, investir tempo e dinheiro em cursinho presencial ou online? Será que vou ter alguma chance de passar, sendo que tem muita gente que já está estudando desde o início do ano ou até mais de um ano?

E, enquanto você se pergunta se vale a pena iniciar os estudos agora, tem gente estudando. Tem gente começando agora, disparando na sua frente. E você vai ficar aí tentando descobrir se vale ou não a pena e, provavelmente não encontrará uma resposta e, enquanto isso, só aumentam as chances de você não passar.

Uma hora você precisa partir pra ação! Precisa executar! E essa hora é agora! Essa é a última grande oportunidade de iniciar uma preparação que dê algum resultado. Se o resultado não for a aprovação, acredite, esse é o resultado mais normal. A cada ano, o número de candidatos que não passam no ENEM é esmagadoramente maior do que o número de aprovados. Entre os que não passam têm muita gente boa, que se esforçou, deu seu máximo e não conseguiu naquele ano. Mas, entre os aprovados, não há um sequer, que tenha permitido que as chances menores o impedissem de ir à luta. Todos os nomes que estão no listão, um dia tiveram que dar o primeiro passo e começar. Muitos deles começaram no meio do ano.

Em agosto de 2017, um aluno se matriculou no meu curso porque estava com medo que a prova de física tirasse ele da disputa. Ele estudou comigo e gabaritou a prova! Ele acertou as 25 questões de física do vestibular da federal do Rio Grande do Sul e passou para engenharia mecânica.

Então, acho que a pergunta está respondida: sim, vale a pena começar agora! Mas para conseguir o melhor resultado possível, precisamos dar atenção à alguns aspectos

 

1. Vontade e determinação

Seria muito lindo se conquistássemos tudo aquilo que perseguimos com vontade e determinação, mas o mundo real é um pouco mais cruel do que descrevem os livros de auto-ajuda. A realização de grandes projetos de vida envolvem inúmeras variáveis que afetam a nossa jornada e não estão diretamente sob nosso controle. Mas a sua vontade e a sua determinação são algo que pertencem a você e são aliados poderosos. Elas podem sofrer abalos ao longo do processo, mas você pode escolher renová-las sempre que sentir que elas estão em baixa.

Se você quer chegar, você pode decidir partir agora. Você pode não chegar na data planejada, mas vai chegar antes daquele que partiu depois.

Ficar parado, se enganando que o tempo de correr atrás já passou vai evitar todo sacrifício, dor e decepção que são parte natural do caminho e, talvez, você esteja tentando se proteger disso, mas você não vai a lugar nenhum.

Pare de se encher de dúvidas pensando se vale ou não a pena começar agora. Comece! É o caminho que ensina. Cada dia pensando em partir é um dia a menos caminhando rumo ao seu objetivo.

 

2. Orientação e planejamento

Se você está na dúvida se vale a pena investir em cursos preparatórios, sejam eles presenciais ou online, saiba que a sua maior chance está em buscar suporte especializado.

Você pode estudar por conta própria, mas vai ser mais difícil, porque estudar por conta própria sempre é mais difícil. Tem inúmeras vantagens, mas exige mais tempo e você sempre corre o risco de seguir por um caminho não muito produtivo. Faltando menos tempo para a prova, você tem menor margem para cometer erros na sua preparação.

Você tem pouco tem para se planejar, montar horário de estudos, selecionar os conteúdos mais importantes e se adaptar a rotina. Você precisa receber isso pronto e se preocupar apenas em estudar.  Você precisa dos parceiros corretos para essa empreitada. Escolha aqueles guias que já fizeram esse caminho várias vezes e conhecem os atalhos.

Na física, o guia que você precisa está falando com você nesse momento. Foi pensando em quem está começando agora que eu lancei o curso  Revisão ENEM 2018 na plataforma do Pura Física. É física na medida certa, que entrega uma preparação diferenciada para quem está começando agora ou precisa reforçar a sua preparação.

E se você acha que é muito arriscado investir o seu dinheiro agora e correr o risco de não passar, o curso completo sai por R$ 39,90 para o primeiros 100 alunos e, embora o curso termine antes do ENEM, você pode acessar as aulas até o fim do ano e aproveitar a plataforma para se preparar para outros vestibulares da sua região.

Acesse o link que está na descrição do video e faça a primeira aula  gratuitamente. Faça como estudantes de todo o Brasil e venha para o time do Pura Física.

 

3. Feche os ouvidos para o que não presta

Ultimamente o ENEM tem colocado muito medo nos estudantes, especialmente depois da prova de 2017, que foi mais difícil que o esperado. Muito se tem especulado sobre a dificuldade da prova de 2018 e, nesse momento, ficar prestando atenção nesse tipo de discussão só atrapalha.

A internet aumenta demais a real dimensão das coisas e o aluno fica perdido, sem saber o que pensar no meio de tanta opinião diferente, onde muitas não são qualificadas. Afaste-se desse negativismo e concentre-se naquilo que está sob o seu controle, que é sentar e estudar, fazendo as escolhas certas com orientação apropriada.

Você não controla a dificuldade da prova, então para de se preocupar com ela. Sente e estude dando o melhor de si, independentemente se você começou agora, em janeiro ou no ano passado

 

4. Nada é em vão

Você só terá chance de passar se começar a estudar. Mas e se você não passar, o esforço vai ter sido em vão? O investimento não vai ter valido a pena?

Com certeza, você estará diferente em novembro de 2018. Será um estudante melhor, terá aprendido muitas coisas e estará mais perto do seu objetivo. Se seguir com esse projeto em 2019, você parte na frente, em um nível mais avançado e todo o seu esforço de agora vai se refletir no próximo ano.

Você não está perdendo tempo agora. Você está ganhando tempo. O que você aprender agora vai ser o alicerce de uma preparação mais forte para o próximo ano. Tudo o que você realizar agora vai contribuir para a sua evolução. Nada será em perdido. Nada será em vão.

Não há um motivo sequer para não começar agora. Estamos partindo. Venha conosco. Fui nessa, falou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + um =

CONHEÇA NOSSOS CURSOS PRESENCIAIS E ESCOLHA A MELHOR OPÇÃO PARA A SUA APROVAÇÃO!

EXTENSIVO

Ideal para você, que busca aprovação nos cursos mais concorridos e quer dominar todo conteúdo de Física. Preparação com calma e profundidade para o ENEM e as provas de vestibular das melhores universidades.

INTENSIVO

O mesmo conteúdo do curso extensivo de forma mais rápida e objetiva, para você revisar os assuntos mais importantes e focar na sua aprovação no ENEM e vestibular.

REVISÃO

Direto ao ponto, para refrescar a memória na reta final e trabalhar os conteúdos que vão cair certo nas questões do ENEM e Vestibular.