5 DICAS PARA EVITAR O BRANCO NA HORA DA PROVA

Todo mundo nessa vida já passou por essa situação: estudar para uma prova e na hora H ter aquele apagão e esquecer coisas importantes. A sensação é péssima! Você está ali, encarando a questão, tem certeza que sabe o conteúdo, mas parece que o seu cérebro construiu a muralha de gelo em volta da informação e que você sabe menos que o Jon Snow.

 

Quando se fala de um branco momentâneo a razão por trás é o estresse. O bloqueio de memória, geralmente ocorre em situações de estresse agudo, e uma prova que decide a sua entrada na universidade ou aprovação na escola é uma situação estressante por si só. As horas de estudo, a pressão de não errar questões por desatenção, a alta concorrência, o tempo apertado e a insegurança de não estar preparado o suficiente. Essa pode ser uma combinação explosiva para o seu cérebro, prejudicando a sua memória.

Então é fácil! Não fique estressado e o seu cérebro não vai bugar. Essa é a minha dica mágica para vocês! Se inscreva no canal, dê like nesse video e até a próxima!

Não me vem falar pra não ficar estressado!! Como é que tu pode me pedir calma?? Eu estudei um ano inteiro para esse prova! Se eu não passar, vou ter que estudar mais outro ano.

Sério, galera! Eu não tenho nem coragem de pedir para vocês não ficarem estressados. O estresse faz parte dessa situação. O que a gente precisa aprender é a lidar com ele. Não alimentar ele demais a ponto de surtar completamente e travar na hora da prova.

Então, o que eu vou falar aqui, são dicas para evitar que o estresse se transforme num branco ou, caso o branco aconteça, o que fazer para contorná-lo.

 

 

1. NÃO DEIXE O MEDO DE IR MAL TE DOMINAR

Pare a pense: qual é o teu maior medo em uma prova? Ir mal, é claro!

Nos dias e horas que antecedem a prova, você fica pensando: como vai estar a prova? Será que as questões vão ser muito difíceis? Vai estar parecido com o que eu estudei? Vai cair muita coisa que eu não sei? E se eu for mal?

Você recebe a prova naquela ansiedade de ver como é a cara desse monstro que te assombrou por um ano inteiro, lê a primeira questão rapidamente e pensa: “não sei fazer”. Vai pra segunda meio atropelado e “também não sei fazer”. Voa para a terceira “essa eu sou obrigado a saber, senão, ferrou! Meu Deus! Também não sei fazer! Eu sou muito burro, mesmo, não sei nada, não lembro de nada, perdi um ano da minha vida! Mais um ano de cursinho. Minha mãe vai me matar. Sou a vergonha da família.

Fazem menos 10 segundos que tu recebeu a prova e na sua cabeça o apocalipse está acontecendo. O fim dos tempos se aproxima. Fujam para as colinas! Caos, medo, desespero.

O seu maior medo está se concretizando. Você vai mal! Está decidido! A sua cabeça decidiu. Tudo bem que ainda faltam 87 questões que eu você nem leu. Mas você não consegue lembrar de nada. O estresse escalou para as alturas, você está em choque, paralizado,. A carga foi muito grande. Seu cérebro bugou e nem ctrl+alt+del resolve.

Reinicie o PC e não deixe o medo de ir mal te dominar. Deixe a prova um pouco de lado e tenha um conversa consigo mesmo para te lembrar que, assim que você se acalmar, a sua memória vai voltar a funcionar normalmente. Não pense no resultado durante a prova, foque naquela questão que está fazendo.

 

 

2. LEVE SEU CÉREBRO PARA PASSEAR!

O boa notícia é que, na maioria das vezes, o branco vai embora logo.

Se o branco bater, insistir desesperadamente tende a piorar a situação. O bloqueio tende a sumir em 1 ou 2 minutos. Vá para outra questão ou então, se a situação estiver mais crítica, esqueça prova por um tempo e leve seu cérebro para passear em algum lugar agradável. Esse passeio mental pode ser relaxante e ajuda a reduzir o estresse que te bloqueia

Nossa memória está associada com ambiente onde estudamos. Um bom passeio, cheio de estímulos positivos, pode ser o seu quarto ou sala de aula do seu cursinho. Pensar nesses locais, no professor falando, no quadro, nos resumos que estão no seu mural, podem te ajudar a fazer associações que você nem sabe que existiam e contornar o bloqueio.

 

 

3. FAÇA QUESTÕES FÁCEIS PRIMEIRO

Além de melhorar a confiança e ajudar a diminuir o estresse e a insegurança, as questões fáceis ajudam a nossa memória.

Nossa memória trabalha em rede, uma lembrança se encaixa na outra. Faça as questões fáceis para ter acesso a partes do conteúdo que estão na sua memória e fazer os links para chegar naquilo que foi bloqueado.

 

 

4. DURMA DIREITO

A privação do sono é um grande inimigo da memória e uma fonte de estresse. Nos dias que antecedem a prova, não vire a madrugada estudando. Isso faz mal a saúde e prejudica a memória de longo prazo. É um sacrifício pouco efetivo, já que muita coisa que você estuda quando está com sono não será lembrada. Além disso, o cansaço acumulado vai te prejudicar no dia da prova.

5. NÃO DEIXE PARA A VÉSPERA.

Se você acha que vai decorar todas as equações de física um dia antes da prova e que vai lembrar de todas, esqueça. A memória leva um tempo para se consolidar e não faz isso de uma vez só. Ela precisa de tempo e de revisões constantes para que seja fortalecida. É um processo que depende de uma rotina que envolva um contato periódico com o conteúdo. Não é que nem na Matrix que você instala um programa e aprende a lutar kung-fu de uma hora para outra

Então, pessoal o segredo é manter-se consciente para ter o controle da situação. Saber que o branco é passageiro e que você não desaprendeu, você apenas não lembra! Tenha certeza que o conhecimento existe na sua cabeça e que o branco não é o fim da linha. Encare ele como algo normal, que pode ser evitado se possível ou superado, se necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − cinco =

CONHEÇA NOSSOS CURSOS PRESENCIAIS E ESCOLHA A MELHOR OPÇÃO PARA A SUA APROVAÇÃO!

EXTENSIVO

Ideal para você, que busca aprovação nos cursos mais concorridos e quer dominar todo conteúdo de Física. Preparação com calma e profundidade para o ENEM e as provas de vestibular das melhores universidades.

INTENSIVO

O mesmo conteúdo do curso extensivo de forma mais rápida e objetiva, para você revisar os assuntos mais importantes e focar na sua aprovação no ENEM e vestibular.

REVISÃO

Direto ao ponto, para refrescar a memória na reta final e trabalhar os conteúdos que vão cair certo nas questões do ENEM e Vestibular.